Convidados
Liliane Francisca Batista
Quem é?
Liliane Francisca Batista é professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Atualmente, compõe o Núcleo de Políticas Educacionais para Estudante em Situação de Migração da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. É doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais e Ciências da Linguagem pela Université Grenoble Alpes. Trabalha em contexto de migração na educação desde 2017.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7193585679039189
Palestra: A invisibilização dos estudantes migrantes e refugiados como um desafio para a construção de políticas linguísticas em Belo Horizonte
Breve resumo da palestra:
Este trabalho diz respeito à construção de políticas linguísticas para a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e tem como objetivo principal analisar os desafios impostos nesse contexto. Foram analisados três diferentes dados, a saber: i. leis municipais que versam sobre educação; ii. 26 respostas a um questionário enviado às escolas com matrículas de estudantes migrantes e refugiados; iii. o discurso de diferentes profissionais que trabalham com a educação do público migrante e refugiado. Por meio da triangulação desses dados, foi possível perceber como característica comum a invisibilização dos estudantes provenientes de outros países. A partir dessa constatação, propomos algumas ações com vistas a contribuir para a superação dos desafios impostos e para a implementação de uma política linguística que os visibilize, os considere e os valorize.
Veja mais:
- Adriana Bodolay
- Ana Carolina Alecrim Benzoni
- Anelise Fonseca Dutra
- Eugênia Fernandes
- Ev’Ângela Batista Rodrigues de Barros
- Fernanda Ricardo Campos e Natalia Tosatti
- Henrique Leroy
- Leandro Rodrigues Alves Diniz
- Liliane Francisca Batista
- Micheline Madureira Lage
- Mônica Baêta
- Rafaela Pascoal Coelho
- Seung Hwa Lee