Convidados

Rafaela Pascoal Coelho

Doutora e Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2021 e 2015). Especialista em Inspeção Escolar pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2012); Graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009) e pelo Centro Universitário Claretiano (2021).

Membro da Associação Mineira de Professores de Português como Língua Estrangeira – AMPPLIE, desde sua fundação pela Assembleia Geral de 16 de Outubro de 2014.

Áreas de atuação: disciplinas de texto e línguas; formação docente; Português como Língua Adicional; Português como Língua de Acolhimento; preparação, aplicação e avaliação do Exame Celpe-Bras.

 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0168611431264225

Minicurso:

Elaboração de atividades para o Português como Língua de Herança: diálogos com a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Resumo do minicurso:

Este minicurso é voltado para professores que atuam ou desejam atuar com o ensino e a manutenção do Português como Língua de Herança e buscam desenvolver atividades significativas para o trabalho com crianças e adolescentes em contexto de diáspora. Tendo em vista o caráter temporário das migrações, e que muitas famílias migrantes têm como ideal retornar ao Brasil, esta formação propõe a vinculação do ensino no exterior com as normativas vigentes do sistema educacional brasileiro, baseando-se especialmente nos pressupostos do Currículo Referência de Minas Gerais (SEE/MG) e da Proposta Curricular para o ensino de Língua de Herança (MRE). Serão abordados aspectos do planejamento, da elaboração e da implementação de atividades que se relacionem ao previsto nos currículos nacionais para as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Ainda, serão explicitadas características fundamentais de materiais pedagógicos que se adequem ao recorte etário a que se propõem.

Dúvidas ou informações? Entre em contato