Convidados
Fernanda Ricardo Campos e Natalia Tosatti
Natália Tosatti é Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professora de Língua Portuguesa no CEFET-MG. Desenvolve pesquisas e projetos que englobam a área de Português como Língua Estrangeira, formação docente, políticas linguísticas e internacionalização. Faz parte da Comissão Técnico-Científica do exame Celpe-Bras, foi membro da Diretoria da Sociedade Internacional de Língua Portuguesa (SIPLE) e já atuou como Secretária Adjunta de Relações Internacionais do CEFET-MG. Acredita no potencial da pluralidade para se estabelecer pontes entre conhecimentos, favorecendo trocas e redes de colaboração.
Link para o currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/7001126143546699
Fernanda Ricardo Campos é Mestre em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG, especialista em Leitura e Produção de Textos pela UFMG e graduada em Letras pela PUC Minas. Foi professora do Ensino Técnico e Superior do CEFET-MG e Leitora de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira junto ao Programa Leitorado do MRE na UNSM em Lima, Peru (2010-2012) e na UBA em Buenos Aires, Argentina (2019-2023). Participou, em diversas ocasiões, da banca de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Exame de Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Suas áreas de atuação são políticas linguísticas, Português como Língua Estrangeira, Português como Língua de Herança e produção de textos.
Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0825098873818540
Minicurso:
A arquitetura de um curso intensivo de língua portuguesa para estrangeiros em contexto de imersão: do construto à realização
Resumo do minicurso: Este minicurso explora o processo de criação e implementação do Curso Intensivo de Língua Portuguesa para Estrangeiros em contexto de imersão, oferecido pelo CEFET-MG. O foco principal está na estrutura pedagógica do curso, destacando a importância de alinhar cada etapa, desde a concepção até a execução das atividades, com uma abordagem de língua e linguagem adotada. A metodologia enfatiza a comunicação em contextos reais, priorizando a interação, a compreensão oral e a produção textual. Os temas selecionados buscam proporcionar aos alunos uma compreensão contextualizada da língua portuguesa e facilitar sua interação. O material didático é organizado em módulos que combinam atividades teóricas e práticas, incorporando também aspectos culturais, como visitas a locais de interesse e interação com falantes nativos, o que enriquece a experiência de imersão. O curso, com uma carga significativa, é projetado com vistas a proporcionar uma exposição a contextos diversificados de uso da língua. Os resultados indicam que essa abordagem intensiva, aliada a uma cuidadosa seleção de temas e atividades, é fundamental para o sucesso no aprendizado da língua portuguesa.
Palavras-chave: Português Língua Estrangeira, Curso de Imersão; CEFET-MG
Veja mais:
- Adriana Bodolay
- Ana Carolina Alecrim Benzoni
- Anelise Fonseca Dutra
- Eugênia Fernandes
- Ev’Ângela Batista Rodrigues de Barros
- Fernanda Ricardo Campos e Natalia Tosatti
- Henrique Leroy
- Leandro Rodrigues Alves Diniz
- Liliane Francisca Batista
- Micheline Madureira Lage
- Mônica Baêta
- Rafaela Pascoal Coelho
- Seung Hwa Lee